Braco Alemão de Pelo Curto - Canil do Balaco Braco - Pointer Alemão - Kurzhaar


Doenças genéticas que controlamos - Von Willebrand (DvW)

img - Doenças genéticas que controlamos - Von Willebrand (DvW)

A doença de Von Willebrand (DvW) é um problema hereditário provocado pela deficiência do fator de Von Willebrand (FvW), responsável pelo processo de controle da hemorragia nos primeiros segundos após uma exposição de tecidos.

É considerada a doença hemorrágica congênita (ou seja, presente desde o nascimento) mais comum nos animais, sobretudo em cães, apresentando prevalência de 1,43% em cães no Brasil. 

Semelhante à hemofilia humana, já foi diagnosticada em mais de 54 raças de cães nos EUA.

O Clube Americano da raça Braco Alemão - GSPCA - recomenda a realização de testes de DNA para detecção da presença desta anomalia genética. 

TODOS os cães em reprodução do Canil do Balaco Braco foram testados pelo laboratório americano Animal Genetics (https://www.animalgenetics.us/) e tiveram resultado CLEAR/ISENTO para esse problema.

Como entender os resultados:

O examede DNA para von Willebrand tipo II apresenta 3 resultados possíveis: Afetado (vWDII/vWDII), Portador (n/vWDII) e Isento (n/n)

vWDII/vWDII
Affected
Afetado
O cão tem 2 pares de genes com a mutação para a doença. Ou seja, ele não apenas apresenta os sintomas como necessariamente vai transmitir esse problema para uma possível prole.
n/vWDIICarrier
Portador
O cão apresenta 1 gene normal e outro mutante para a doença. Ele é considerado um portador e não necessariamente vai apresentar os sintomas. Num eventual acasalamento, ele pode transmitir o gene mutante para, pelo menos, 50% da prole.
n/nClear
Isento
Cães que não apresentam nenhum dos genes com a mutação para von Willebrand. Estes cães não transmitem genes defeituosos para a prole

APOIO: